5 dicas para proteção de ransomware em armazenamento primário

/ / armazenamento, Segurança

Atualmente, o ransomware tem sido uma das principais ameaças à segurança cibernética nas empresas, colocando informações corporativas em alto risco. Como resultado, as equipes de TI estão sob maior pressão em seu objetivo de garantir proteção contra ataques cibernéticos ao armazenamento de dados.

Com o passar dos anos, esse tipo de ataque tornou-se mais sofisticado, direcionado e caro. Cibercriminosos não estão mais satisfeitos em criptografar dados e exigir resgates, mas agora também exportam dados e ameaçam liberá-los se as vítimas não fizerem pagamentos adicionais. Os invasores perseguem organizações de todos os tipos e tamanhos.

Na prática, as equipes responsáveis pelo armazenamento estão ocupadas tentando proteger os dados contra ransomware. Porém, esses esforços precisam fazer parte de uma estratégia de toda a organização que inclua vários componentes.

Desenvolver um plano de proteção, treinar e educar os funcionários sobre segurança cibernética, implementar segmentação de rede, manter controles rígidos de e-mail e mensagens, permitir aplicativos de lista e implantar um backup forte e estratégia de recuperação de desastres, são alguns exemplos de ações realizadas pelo time de TI para evitar ataques cibernéticos através de ransomware.

Na verdade, os gestores de armazenamento devem priorizar os backups, garantindo que eles copiem os dados para um local seguro e possam recuperá-los facilmente, se necessário. 

Mas eles devem fazer mais do que apenas fazer backup de seus dados. Eles devem adotar práticas recomendadas de segurança para ajudar na proteção contra esses ataques.

1.  Certifique-se de que a organização aplique regularmente atualizações e patches de segurança a todos os softwares e firmwares

Muitas empresas não fazem isso em tempo hábil, o que deixa os sistemas de armazenamento vulneráveis ​​a hackers que se aproveitam de vulnerabilidades conhecidas e muitas vezes bem divulgadas.

Desconfie de sistemas de armazenamento legados que incluem menos proteções de segurança. Muitas organizações se colocam em risco ao não desabilitar protocolos legados inseguros. 

Além disso, times de TI devem considerar o armazenamento imutável, (uma vez que algo é escrito, não pode ser alterado ou excluído), para suportar múltiplas leituras de dados e operações de gravação única. 

Os cibercriminosos usarão todos os meios possíveis para injetar ransomware em um ambiente, e quanto menos vulnerabilidades explorarem, melhor.

2.  Para proteçãode armazenamento contra ransomwareo, aplique controles de acesso granulares que seguem os princípios de privilégio mínimo

Os usuários e aplicativos devem ter apenas o nível mínimo de acesso necessário para realizar suas tarefas. 

Restrinja o uso de privilégios elevados e evite práticas como compartilhar senhas administrativas. Além disso, desative as contas padrão do sistema, muitas das quais são conhecidas por administradores e criminosos digitais.

Use o devido cuidado ao conceder acesso a recursos de armazenamento compartilhado, especialmente se oferecer suporte a conexões de redes externas. Exija autenticação forte para todos os usuários, aplique restrições como força mínima de senha, expiração periódica de senha e autenticação multifator. 

Os controles de acesso baseados em função também podem ser uma estratégia útil ao proteger sistemas de armazenamento. Por exemplo, crie funções separadas para gerenciar dados, executar backups e administrar infraestrutura.

3.  Uma das melhores maneiras de proteger dados confidenciais é com algoritmos de criptografia avançados

Implemente uma estratégia de gerenciamento de chaves de criptografia que proteja as chaves ao longo de sua vida útil. 

Centralize a gestão de chaves, automatizando sempre que possível, armazenando com segurança as chaves de criptografia e descartando adequadamente quando não forem mais necessárias. 

Insira dados de data/hora antes da criptografia, o que torna mais fácil identificar se alguém adulterou os dados.

4.  Avalie continuamente seu ambiente de armazenamento em busca de vulnerabilidades

Procure por problemas como software sem patches e configurações inadequadas do sistema. Execute testes de segurança regulares para expor possíveis falhas. Por exemplo, execute testes de penetração de infraestrutura que simulam ataques para verificar a eficácia da proteção contra ransomware de armazenamento.

Examine o ambiente de armazenamento regularmente para procurar códigos maliciosos. Analise automaticamente os arquivos recebidos ou modificados antes de armazená-los para garantir que não contenham ransomware ou outro malware. 

Considere a remoção automática de objetos incorporados em determinados tipos de arquivos, como documentos em texto, para evitar a introdução de malware nos sistemas de armazenamento.

5.  O monitoramento contínuo é essencial para a proteção contra ransomware de armazenamento

O monitoramento abrangente fornece visibilidade de ponta a ponta em tempo integral em todo o ambiente de armazenamento e dados, mesmo que inclua milhares de componentes distribuídos em vários locais. 

Além disso, o monitoramento ajuda a identificar comportamentos anômalos, padrões incomuns de acesso a dados e flutuações nos serviços. Um sistema de monitoramento deve fornecer análises e alertas inteligentes, usando inteligência artificial e recursos de análise avançada.

Confidencialidade, integridade e disponibilidade são vitais para proteger dados contra-ataques de ransomware

Os times de TI devem resolver problemas físicos, como a mídia de armazenamento, a localização do dispositivo de armazenamento, o acesso ao dispositivo e a infraestrutura que o suporta. 

Eles também devem considerar elementos não físicos, como controles de acesso a dados, aplicativos de backup e armazenamento de dados, autenticação e criptografia. No final, todas essas iniciativas devem ajudar a fornecer o ambiente de armazenamento de dados seguro ideal.

Sobre a Informo

A Informo é uma empresa de TI com mais de 13 anos no mercado e que conta com diversos cases de sucesso em projetos de consultoria executados. Trabalhamos como uma equipe única, unida com empresas líderes do mercado em todo o mundo para dar aos nossos clientes o melhor serviço de qualidade possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *