

Antes de migrar para uma infraestrutura hiperconvergente (HCI), é preciso realizar uma avaliação detalhada que envolve, entre outras coisas, uma análise de compatibilidade da estrutura tecnológica atual, além de um estudo de viabilidade quanto ao negócio.
Atualmente, a tecnologia tem um papel fundamental em todas as organizações, porém, o planejamento estratégico ainda antecede qualquer decisão de adotar uma solução ou realizar uma migração para uma nova arquitetura de TI.
Por essa razão, preparar seu datacenter para uma infraestrutura Hiperconvergente é fundamental para o processo de migração.
A decisão de migrar para uma infraestrutura Hiperconvergente
A implementação da infraestrutura hiperconvergente exige planejamento, mas os pré-requisitos são relativamente simples. Isso inclui, por exemplo, verificar a compatibilidade em relação à rede do seu datacenter e os racks de servidores.
Ainda neste processo que antecede a migração, é preciso checar pontos importantes como espaço físico, conexões de rede, cabos de energia e software hipervisor antes de executar o assistente de configuração para criar uma nova arquitetura HCI.
Isso acontece porque há dependências no gerenciamento de rede e no hipervisor que devem ser resolvidas, antes mesmo de implantar a nova arquitetura ou um novo dispositivo.
Além disso, questões relacionadas ao gerenciamento do HCI não podem ter dúvidas. Um exemplo simples disso é saber, quando se trabalha com um provedor de serviços, qual é o procedimento para adicionar as atualizações necessárias ao seu contrato de licença de serviço para instalação, configuração e manutenção.
4 Pontos fundamentais para criar uma infraestrutura Hiperconvergente
Estrutura de rede
A maioria das implantações de dispositivos HCI exigem uma capacidade de tráfego de rede compatível para o suporte ao armazenamento de dados, o gerenciamento da rede de máquinas virtuais e o tráfego de dados interno e externo. Tudo isso visando oferecer um desempenho robusto e de alta disponibilidade.
A capacidade de escalabilidade
Implantações hiperconvergentes incluem servidores em rack, portanto, verifique se há espaço suficiente em rack no seu data center para um eventual aumento de sua capacidade de processamento e armazenamento. Além disso, é preciso checar se os racks e o data center têm estrutura para lidar com o aumento da carga de energia.
Gerenciamento da infraestrutura hiperconvergente
As organizações que implantam dispositivos HCI em uma infraestrutura de data center existente, ou nos casos em que estão construindo uma infraestrutura a partir do zero, precisam de uma plataforma de gerenciamento para controle da conectividade entre os dispositivos, armazenamento e a gestão de recursos da infraestrutura atual.
Capacitação técnica da equipe de TI
Uma das razões pelas quais muitas empresas implantam uma estrutura Hiperconvergente é simplificar o gerenciamento da infraestrutura de TI. Mudanças significativas no gerenciamento do parque computacional podem ajustar a necessidade de equipes especializadas em armazenamento, servidores, backups, entre outras áreas de gestão.
Algumas das configurações utilizadas para instalar uma infraestrutura Hiperconvergente são bastante padronizadas, porém, toda implantação de HCI precisa da organização do datacenter físico e a maioria envolve mudanças nas responsabilidades organizacionais.
A implantação de uma plataforma HCI pode transformar um datacenter. As etapas preparatórias que os administradores de TI devem adotar são fundamentais para garantir uma migração assertiva, alcançando os objetivos que foram definidos no projeto.
A Informo é uma empresa de TI com mais de 13 anos no mercado e que conta com diversos cases de sucesso em projetos de consultoria executados. Trabalhamos como uma equipe única, unida com empresas líderes do mercado em todo o mundo para dar aos nossos clientes o melhor serviço de qualidade possível.
Para saber mais sobre o uso da Hiperconvergência, entre em contato com os nossos especialistas. Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e para ajudar na migração para uma nova estrutura tecnológica.