

Sua estratégia de backup não precisa necessariamente incluir cópias de segurança para tudo. Acredite ou não, existem elementos que não exigem backup constante.
Também conhecido como backup a frio, o conceito do backup offline consiste basicamente no processo de cópia de uma estrutura de TI, que inclui banco de dados e diferentes tipos de arquivos do ciclo operacional da empresa.
O fato de estar offline significa que os dados não estão acessíveis para atualização no momento da realização do backup. Ou seja, não está ocorrendo operações de IO (entrada e saída) na estrutura que está sendo produzida uma cópia de segurança.
Considerado como uma das formas mais seguras de fazer backup, o modelo offline evita o risco de copiar dados que podem estar em processo de atualização. No entanto, ele envolve tempo de inatividade, uma vez que os usuários não podem acessar o banco de dados durante o processo.
Processo de backup não direcionado a sistemas críticos
Um backup offline garante uma cópia de segurança consistente, mas não pode ser usado para sistemas que exigem operação contínua e 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como característica deste tipo de backup, nenhum usuário deve estar logado e nenhuma atividade deve ocorrer. Isso é feito para garantir que os arquivos não sejam alterados durante o procedimento. Desta forma, o banco de dados estará em um estado consistente quando retornar à operação normal.
Se você fizer backup de dados em uma instalação externa, os backups a frio podem ser executados a partir de uma cópia dos dados.
Temos pelo menos quatro exemplos de conjuntos de dados que podem ser direcionados ao uso do backup a frio.
1. Arquivos históricos
Geralmente são dados mais antigos e que não mudam: histórico de e-mail, leituras científicas e, no futuro, dados de sensores da Internet das Coisas.
Uma vez que a empresa tenha um backup feito, não será preciso incluir esses dados em seu processo típico de gerenciamento de backup, pois eles praticamente não são mais atualizados.
2. Estações de trabalho
Isso geralmente se aplica apenas às estações de trabalho consideradas “não-críticas”. Eles também não pertencem à equipe executiva, pois eles geralmente são armazenados em backup.
Supondo que você tenha uma imagem e um processo de implantação e atualização de uma nova estação de trabalho, ela geralmente pode ser excluída dos backups. A exceção é na proteção contra os ataques de ransomware, quando se determina quais máquinas devem ser protegidas para que voltem a funcionar mais rapidamente.
3. Máquinas virtuais de DevOps (VMs)
Os desenvolvedores podem usar e descartar VMs mais rápido do que você pode terminar de ler este artigo. A menos que o desenvolvimento peça especificamente que uma VM seja incluída, você deve ter uma posição padrão de não fazer backup das maquinas virtuais.
4. Backups em nível de arquivo
Nos casos em que você tem backups em nível de VM sendo gerados, também não é necessário fazê-los separados em nível de arquivo. A maioria dos fornecedores de backup suporta a montagem virtual de VMs, mesmo diretamente de um backup, para que você possa acessar o sistema de arquivos da VM para recuperar os arquivos individuais necessários.
Backup offline é uma opção viável para reduzir custos
Apesar de ser um conceito um pouco estranho, a ideia de que você não deveria ter um backup online de algumas partes do seu ambiente, principalmente em um mundo onde as operações são em tempo real e as janelas de recuperação são curtas, pode ser muito vantajosa. Entretanto, você precisa ter certeza de que os dados, aplicativos e sistemas incluídos na sua estratégia de backup são realmente necessários.
O backup offline normalmente apresenta o melhor custo-benefício quando comparado ao de alta disponibilidade, também chamado de “backup quente”. Os locais de armazenamento para backups frios são mais baratos para manutenção.
A estrutura física de armazenamento consiste em espaços reservados e configurados apropriadamente, podendo ser feito na própria organização ou através de empresas especializadas, a exemplo da Informo.
Em uma operação padrão de recuperação de dados, toda a estrutura de backup necessária para devolver o serviço aos usuários deve ser obtido e entregue ao site antes do início do processo de recuperação. O atraso envolvido ao mover de um site de backup de dados frios para uma operação completa pode ser demorado.
O importante aqui é que você está pensando em seu processo de gerenciamento de backup e no fato de que nem tudo deve ser submetido a ele.
Ao definir conjuntos de backup, você deve estar se perguntando: realmente preciso fazer isso? Assim, você reduzirá as janelas de backup e recuperação, reduzirá o armazenamento necessário e reduzirá o custo geral de sua estratégia de backup.
Na sua estratégia de backup, quais são os tipos de dados que você não está fazendo backup?
A Informo é uma empresa de TI com mais de 13 anos no mercado e que conta com diversos cases de sucesso em projetos de consultoria executados. Trabalhamos como uma equipe única, unida com empresas líderes do mercado em todo o mundo para dar aos nossos clientes o melhor serviço de qualidade possível.