

A maneira como as empresas estão adotando a recuperação de desastres está mudando e rapidamente. Nos últimos anos, o crescimento do armazenamento de dados baseado em nuvem criou um vasto recurso que as empresas podem usar para backup e recuperação. Além disso, temos mudanças quanto a economia dos serviços de recuperação de desastres e os benefício para os clientes.
O IDC estima que o mercado global de recuperação de desastre como serviço (DRaaS) deverá atingir US$ 5,4 bilhões em 2022. Muito disso está sendo impulsionado por serviços baseados em nuvem.
As empresas estão migrando para o DRaaS por seu desempenho, ganhando maior tempo de atividade e tempos de recuperação mais curtos, e por motivos de custo.
A substituição de data centers de backup dedicados por opções de nuvem aproveita as economias de escala que a nuvem pode trazer. Ele elimina a necessidade dos clientes de manter uma infraestrutura de TI e imóveis de alto custo e permite que os departamentos de TI mudem para um modelo baseado no consumo para recuperação de desastres.
Mas, alertam analistas, o mercado está fragmentado. O IDC estima que mais de 2.000 empresas de serviços em nuvem oferecem recuperação de desastres, além de provedores de TI e software que atuam no mercado convencional de recuperação de desastres.
Opções de recuperação de desastres como um serviço
Fazer uma escolha entre todas as ofertas em um mercado tão grande e diversificado é um desafio. Mas podemos dividir os serviços em três áreas principais: DR gerenciado, assistido e de autoatendimento.
Analisar o tipo de serviço de DRaaS que uma empresa deseja e os dados e aplicativos que ela precisa proteger ajudará a restringir as opções. Os diretores de TI devem observar, entretanto, que o DRaaS é principalmente uma forma de backup, não é um ambiente operacional ativo e totalmente replicado.
DRaaS de autoatendimento
O DRaaS de autoatendimento envolve o planejamento, compra, configuração, manutenção e teste dos serviços de recuperação de desastres pelo cliente. E, embora as opções de automação estejam melhorando, a equipe de TI normalmente precisará estar disponível para invocar o plano de DR e executar o processo de recuperação.
Os benefícios são flexibilidade e geralmente custo. A empresa pode escolher exatamente qual combinação de serviços de recuperação, software de backup e recuperação e até mesmo o armazenamento bruto precisa. Um modelo de autoatendimento pode se adequar a ambientes mistos, com múltiplos armazenamentos de dados em nuvem e disponibilidade baseada em aplicativos e ferramentas de DR.
Isso permite que as equipes de TI correspondam melhor aos requisitos da empresa com a tecnologia e o orçamento. O trabalho pesado consiste em montar uma solução sob medida e garantir que haja pessoal qualificado o suficiente para gerenciá-la.
Dessa forma, o DRaaS de autoatendimento se adapta às organizações com equipes de TI maiores que já gerenciam a estratégia de DR e executam ativos de DR.
DRaaS assistido
Optar por DRaaS assistido remove parte da carga de gerenciamento do planejamento e das operações de DR. As empresas de DRaaS incluem consultores que ajudam a projetar sistemas e engenheiros que desenvolvem, e às vezes operam, a capacidade de DR.
O DRaaS assistido deve ser mais barato do que um serviço totalmente gerenciado, pois aproveita os recursos e as habilidades internas existentes. Ele permite que a empresa traga suporte adicional quando necessário, mas ainda mantenha os sistemas personalizados ou sob medida que um provedor de serviços pode ter dificuldade em suportar.
Da mesma forma, se parte da organização tiver um sistema de DR robusto – convencional ou baseado em serviço – o DRaaS assistido pode evitar a duplicação. A empresa simplesmente paga por recursos adicionais, como suporte para um novo aplicativo ou quando a equipe de TI sente que os arranjos existentes são insuficientes.
Com o DRaaS assistido, a organização elimina parte da carga administrativa e pode operar com uma equipe de DR interna menor, mas ainda mantém o controle geral.
DRaaS gerenciado
O DRaaS gerenciado é a opção mais abrangente, mas também a mais cara.
O principal benefício é que as equipes de TI internas podem transferir as operações de DR inteiramente para terceiros. Isso reduz a carga sobre o pessoal qualificado. E, embora um serviço gerenciado normalmente seja mais caro do que outras opções de DR, pode ser um dinheiro bem gasto em um serviço abrangente.
A peça fundamental de qualquer opção de DRaaS gerenciada é o acordo de nível de serviço (SLA). Isso determinará o objetivo do ponto de recuperação (RPO) e o objetivo do tempo de recuperação (RTO) e conduzirá o custo. O provedor é responsável pela implantação, teste e manutenção.
Qual serviço de DRaaS escolher?
A escolha da forma correta de serviço de recuperação de desastres depende menos dos aplicativos da empresa do que de seus recursos internos e de sua atitude em relação ao risco.
Uma organização avessa a riscos que exige altos níveis de tempo de atividade têm mais probabilidade de optar por um serviço totalmente gerenciado. Embora os custos possam ser altos, eles fazem parte do preço de se fazer negócios.
As organizações com maiores recursos internos podem optar por trocar a facilidade de gerenciamento por flexibilidade e custos mais baixos. DR gerenciado baseado em nuvem pode fornecer níveis muito altos de resiliência, mas a empresa pode não exigir esses níveis em todos os aplicativos. Como resultado, uma abordagem assistida ou mesmo de autoatendimento pode ser mais viável.
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