O gerenciamento automatizado de dados é uma parte crucial do futuro da tecnologia

/ / armazenamento, Data Center
gerenciamento automatizado de dados

A automação do gerenciamento de dados terá um papel importante para nos ajudar a lidar com a próxima era que está por vir, principalmente em um momento em que a quantidade de dados gerados sobrecarregará ainda mais os recursos de armazenamento.

Indo direto ao ponto, o dilúvio de dados que vem por aí em decorrência dos avanços tecnológicos, combinado com a importância de descobrir o que fazer com toda essa quantidade de dados e o desejo do governo de garantir a privacidade daqueles que produzem os dados, significa problemas para um futuro não muito distante. 

Haverá muitos dados, muita infraestrutura de armazenamento e muitos serviços de armazenamento para os administradores humanos gerenciarem. Será necessário algum tipo de tecnologia automatizada para dar “conta do recado”. 

O próximo “apocalipse” de dados

O IDC, consultoria americana de inteligência de mercado, projetou que o volume mundial de dados aumentará mais de 160 zettabyte (ZB), até 2024. 

Além disso, os analistas da Microsoft relataram, há aproximadamente um ano, que toda a capacidade de fabricação anual de fornecedores de armazenamento em disco e RAM não voláteis totaliza quase 1,5 ZB.

A matemática simples diz que não podemos hospedar o volume de dados acumulado com o equipamento que temos disponível. E a tendência está voltada para os dados corporativos que formam a maior parte disso, longe dos consumidores como fonte.

De acordo com o estudo feito pelo IDC, estamos passando de um período em que as informações foram transformadas de analógicas em digitais para uma em que os dados digitais serão cada vez mais uma parte crítica dos sistemas necessários para a vida cotidiana que usam análises, aprendizado de máquina e Internet das coisas (IoT).

Ainda de acordo com o estudo “Data Age 2025: a evolução dos dados para a vida é crítica”, quase 20% dos dados do mundo serão críticos para nossas vidas diárias até 2025, e quase 10% disso será “hipercrítico”.

O déficit de armazenamento será compensado ​por novas tecnologias de redução e compactação de dados

Melhorias na eficiência de utilização da capacidade de inovações como armazenamento fractal (método de compressão), em vez de algoritmos binários para armazenar dados, são mais promissores.

Isso pode nos levar a armazenar muito mais conteúdo no mesmo espaço que temos agora. Ainda mais simples seria o uso de mecanismos de armazenamento otimizados que eliminam todas as cópias de dados e permitem o uso de todos os tipos de armazenamento – arquivo, bloco e objeto – simultaneamente.

O fato é que o armazenamento ficará em super escala daqui para frente,e simplesmente haverá muitos dados em nossa estrutura para gerenciarmos.

O backup é um ponto de partida para o gerenciamento automatizado de dados

O backup é uma função principal de gerenciamento de dados. A única maneira de proteger os dados é fazer uma cópia que possa ser armazenada com segurança, protegida contra danos e restaurada rapidamente se os dados originais forem danificados ou excluídos.

Portanto, o backup é um local para começar a jornada para o gerenciamento inteligente de dados. Para executar efetivamente um backup, você precisa definir, com base em uma avaliação dos processos de negócios quais dados são utilizados, o que será copiado e, com base no número de acessos e atualizações, a sua frequência.

Esse tipo de exercício de classificação produz uma política de proteção e segurança para determinados dados que os administradores podem finalmente expandir para se tornar uma política de gerenciamento do ciclo de vida deles.

O foco inicial no backup de dados associado a uma determinada estrutura de armazenamento de servidor se expandirá ao longo do tempo para uma abordagem mais agregada, cobrindo muitos servidores e unidades de armazenamento ou até várias nuvens.

Essa evolução exigirá um conjunto de ferramentas para gerenciar muitos processos de proteção de dados em diversas infraestruturas, de maneira a proporcionar maior eficácia e visibilidade administrativa.

Nesse ponto, a automação pode começar a se tornar mais proativa, permitindo que o sistema automatizado de gerenciamento de dados aplique políticas aos dados e execute as tarefas de proteção necessárias.

As abordagens para a criação de gerenciamento de dados automatizado real podem levar seus dados aonde eles precisam ir com segurança. A questão é se sua empresa pode chegar à automação a tempo de evitar perdas catastróficas.

Saiba como realizar o gerenciamento automatizado dos dados e garantir de forma eficaz a proteção de dados de sua empresa, entrando em contato com os especialistas da Informo. Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e para ajudar na definição de uma estrutura tecnológica adequada aos diferentes requisitos de negócio.

Sobre a Informo

A Informo é uma empresa de TI com mais de 13 anos no mercado e que conta com diversos cases de sucesso em projetos de consultoria executados. Trabalhamos como uma equipe única, unida com empresas líderes do mercado em todo o mundo para dar aos nossos clientes o melhor serviço de qualidade possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *