

Empresas gigantes baseadas em tecnologia, como Apple, Amazon, Google, Uber e Airbnb, mostraram como construir fundações centradas em dados escalonáveis e transformar completamente os mercados tradicionais.
Outras empresas terão que decidir se podem liderar como disruptores de mercado ou seguir os líderes, executando com perfeição suas transformações digitais para defender suas posições de mercado e estender seus sistemas a novos canais digitais.
Nesse cenário, o gerenciamento de dados híbridos é uma abordagem capaz de escalar as necessidades da organização, o que permite inovar e aumentar a agilidade, além de ampliar a previsibilidade e fornecer insights de informações no contexto de processos e aplicativos.
O que é o gerenciamento de dados híbridos em grande escala

As empresas geralmente adotam o gerenciamento de dados híbridos em vez de colocar todos os dados em um local, seja na nuvem ou atrás de uma estrutura local, pois isso permite que elas usem a flexibilidade da infraestrutura sem comprometer os requisitos regulamentares de conformidade ou outros de privacidade de dados ao colocar tudo em uma nuvem pública ou forçá-los abandonar os onerosos investimentos locais.
Basicamente, esse modelo integra armazenamento em nuvem, serviços e/ou recursos com soluções de gerenciamento corporativo local para armazenar e administrar informações.
Vantagens como custo, mobilidade e novos recursos são fatores comuns para implantações híbridas de gestão de dados. Além disso:
- Os serviços de armazenamento baseados em nuvem podem ajudar as empresas a reduzir o tamanho das despesas de hardware e TI, porque na nuvem, eles são hospedados remotamente pelo provedor de serviços.
- Os serviços de compartilhamento de arquivos na nuvem oferecem maior mobilidade, permitindo que os usuários exibam informações e colaborem remotamente em uma ampla variedade de dispositivos.
- Os serviços de Cloud também têm maior probabilidade de serem atualizados continuamente e oferecer os recursos mais recentes, muitos dos quais estão disponíveis apenas para clientes locais por meio de implantações híbridas.
Benefícios potenciais que justificam e reduzem os custos
É importante justificar o investimento com exemplos claros sobre ROI e eficiência operacional. Mas que necessidades críticas de gestão uma empresa pode atender implementando um sistema de gerenciamento de dados híbridos?
Considere, por exemplo, se a empresa precisa aderir a regulamentos específicos do setor ou a supervisão do governo sobre como eles lidam com seus negócios. As organizações também podem justificar o gerenciamento de dados híbridos como um recurso para ajudar a garantir a conformidade com diferentes legislações ou requisitos de mercado.
1. Serviços básicos de compartilhamento de arquivos e bibliotecas
Em sua essência, esse gerenciamento começa com o compartilhamento básico de arquivos e serviços de biblioteca administrados em um repositório em rede. Indivíduos e grupos com direitos e permissões de acesso predefinidos podem acessar o repositório e, em seguida, criar, ler, atualizar e excluir arquivos armazenados nele.
Como resultado, as empresas implementam a gestão de dados em uma infraestrutura de nuvem, aproveitando ao máximo a flexibilidade e a extensibilidade das implantações baseadas nesta arquitetura.
2. Governança, conformidade, proteção e privacidade de dados
Para muitas organizações, o gerenciamento de dados, documentos comerciais ou outros tipos de conteúdo é um caso de uso crítico para o gerenciamento híbrido. As empresas sujeitas a conformidade ou outras regulamentações precisam deste tipo de gestão para capturar, gerenciar, arquivar e, finalmente, descartar arquivos após um período predefinido.
Para se ter uma ideia, os recursos que oferecem suporte à conformidade convertem documentos de papel em formato eletrônico e os armazenam com acesso controlado por um período determinado. Após o término do período, o aplicativo arquiva ou descarta automaticamente o conteúdo de acordo com políticas e procedimentos predefinidos.
3. Gerenciamento de processos de negócios
As empresas também usam o gerenciamento de dados híbridos para estabelecer fluxos de trabalho que abrangem departamentos e regiões geográficas diferentes para dar suporte a processos internos da empresa e entre organizações.
Uma infraestrutura baseada em nuvem elimina a necessidade de estabelecer uma conexão de rede privada virtual na rede corporativa para acessar arquivos corporativos em movimento. Assim, por exemplo, um contratado ou desenvolvedor pode usar seu dispositivo móvel para acessar ferramentas de apoio aos processos de negócio, diagramas, fotos e outros materiais salvos em um repositório na nuvem.
Os líderes de TI devem aproveitar o gerenciamento de dados híbridos para fornecer a infraestrutura e as ferramentas necessárias para atender aos requisitos de gestão de dados, melhoria de operações e engajamento do cliente, bem como encontrar o equilíbrio certo entre permitir à organização soluções analíticas em escala industrial e implementá-las rapidamente.
Para saber mais sobre como ampliar resultados quanto ao processamento e armazenamento de dados de sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas. Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e para ajudar na definição de uma nova arquitetura de tecnologia aplicada aos diferentes requisitos do seu negócio.
A Informo é uma empresa de TI com mais de 13 anos no mercado e que conta com diversos cases de sucesso em projetos de consultoria executados. Trabalhamos como uma equipe única, unida com empresas líderes do mercado em todo o mundo para dar aos nossos clientes o melhor serviço de qualidade possível.