Saiba por que o tempo de inatividade pode ser fatal para seu negócio

/ / Backup, Segurança

Interrupções feitas através de ataques de ransomware custam às organizações mais do que dinheiro. As invasões e o roubo de dados prejudicam a produtividade e até mesmo a moral da equipe. Uma das maiores consequências é o custo do tempo de inatividade que provoca impacto direto nos resultados das empresas, seja financeiro ou na credibilidade da marca.

Para muitos, o uso de dados nas empresas se tornou o petróleo moderno em razão do seu valor. Pode até parecer um exagero, mas há pelo menos uma semelhança clara entre petróleo e dados: quando ocorre um vazamento, limpar a bagunça é uma tarefa dispendiosa e árdua.

Por essa razão, agregar valor aos negócios por meio de recursos de TI visando garantir a proteção e integridade dos dados se tornou estratégico, para todas as organizações que buscam fazer parte da atual Transformação Digital e para o crescimento futuro.

O custo do tempo de inatividade

Um estudo encomendado pela Dell EMC calculou o custo do tempo de inatividade em milhões para quantidades relativamente pequenas de dados. Mais surpreendente do que essa relação é que, enquanto os fornecedores geralmente usam ferramentas de combate a ransomware em seus produtos de proteção de dados, atualmente, os profissionais de TI se sentem desarmados nesta batalha em suas empresas.

Quase metade dos 2.200 entrevistados na pesquisa citou a falta de produtos de proteção de dados para tecnologias emergentes como um ponto problemático. Organizações que usam novas tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e internet, ou novas implantações, como aplicativos SaaS e volumes persistentes para contêineres, relatam dificuldades em encontrar fornecedores que possam proteger seus dados.

A pesquisa da Dell EMC descobriu que o custo médio estimado de 20 horas de inatividade é de cerca de US$ 500 mil, e a perda de 2,13 TB de dados custa uma média de quase US$ 1 milhão.

Desafios de proteção de dados incluem o alto impacto da perda de dados

De fato, com o passar dos anos, cada vez mais empresas estão ganhando dinheiro com suas bases de dados. Mas ao mesmo tempo, isso também leva a um maior impacto nos negócios se eles perderem o acesso a essas informações.

Na verdade, com o avanço tecnológico, as empresas estão tentando descobrir como agregar valor aos negócios por meio de recursos de TI. Elas estão de fato monetizando seus dados ou investindo em ferramentas para fazê-lo no futuro.

Em consequência dessa evolução e o uso crescente de dados como estratégia de negócio, o impacto da interrupção está aumentando. As consequências da perda e indisponibilidade de dados foram além do custo do tempo de inatividade. Elas se tornaram perdas de oportunidades.

Quanto dinheiro você acha que sua organização perderia com a queda do seu datacenter?

Os fornecedores de proteção de dados estão cientes do problema e fazem com que os aprimoramentos de segurança façam parte das atualizações do produto. Para se ter uma ideia, a maioria dos produtos de backup hoje tem maneiras de lidar com o ransomware.

A pesquisa Global Data Protection Index, também realizada pela DELL EMC com 2.200 tomadores de decisões de TI em 18 países, mostra que mais de três quartos dos entrevistados disseram ter sofrido “algum tipo” de ruptura de dados, incluindo 28% dos que disseram que um ataque de ransomware impediu o acesso à informação. 

A porcentagem de pessoas que disseram que não poderiam se recuperar dos métodos atuais de backup saltou de 14% em 2016 para 27% em 2017 na pesquisa sobre desafios de proteção de dados.

A realidade já mostra que alguns fornecedores lançaram produtos para backup de contêiner e as opções de backup para aplicativos SaaS, que estão se tornando cada vez mais comuns. No entanto, nem todo fornecedor tem um produto para esses ambientes e muitos clientes hesitam em adicionar mais complexidade à sua infraestrutura.

A capacidade de recuperação é tão importante quanto a defesa

Equilibrar a defesa em profundidade com a resiliência cibernética se tornou estratégica para recuperação dos negócios em caso de ataques. As organizações precisam garantir que entendem seus processos, sistemas e aplicativos de seus principais negócios. A partir daí, pode-se entender a importância deles e como protegê-los.

Isso requer um equilíbrio entre as medidas preventivas e de recuperação. As empresas precisam trabalhar com a suposição de que não serão capazes de parar todos os ataques futuros com medidas preventivas e, portanto, é necessário haver um equilíbrio com a recuperação.

Por isso, abordar esses problemas permitirá que as organizações tenham uma resposta muito mais eficaz. A incapacidade de voltar as operações de negócio devido à falta de dados deixa muitas perguntas sem resposta, prejuízos e clientes insatisfeitos, e isso pode ser muito frustrante quando você tem uma estrutura de negócios montada visando o crescimento futuro e a participação da atual Transformação Digital. 

A Informo é uma empresa de TI com mais de 13 anos no mercado e que conta com diversos cases de sucesso em projetos de consultoria executados. Trabalhamos como uma equipe única, unida com empresas líderes do mercado em todo o mundo para dar aos nossos clientes o melhor serviço de qualidade possível.
Em caso de dúvidas, entre em contato com os nossos especialistas. Estamos prontos para respondê-las e à disposição para ajudar em seus projetos de melhoria e proteção de sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *